sábado, 28 de novembro de 2009

Qual o Planeta Mais Quente do Sistema Solar?


Muitos acham que o planeta mais quente o sistema solar é o planeta mercúrio devido a sua proximidade com o sol. No entanto isso não é verdade!

Existem outros fatores, além da proximidade com o sol, que podem influenciar na temperatura de um planeta!

O planeta mais quente do sistema solar é Vênus, e agora vamos conhecer um pouco mais sobre suas características!

Vênus é completamente coberto por nuvens espessas que refletem 76% da luz solar incidente sobre ele. Estas nuvens são formadas por ácido sulfúrico concentrado, um ácido muito forte, e elas impedem que possamos observar uma superfície que possui rios de lava líquida fluindo a uma temperatura mais alta do que o ponto de derretimento do chumbo!!!

A atmosfera de Vênus é o aspecto mais misterioso da história deste planeta. Os cientistas acreditavam que as atmosferas da Terra e de Vênus deveriam ser parecidas. Entretanto, as atmosferas dos dois planetas evoluiram por caminhos muito diferentes. Isto sem dúvida está associado, de algum modo, com a evolução dos oceanos e da vida no planeta Terra.

Vênus tem uma temperatura que na superfície chega a cerca de 482 Celsius!!!! Uma temperatura muito alta, não?
Esta alta temperatura é, principalmente, conseqüência de um efeito estufa que cresce continuamente, causado pela atmosfera pesada de dióxido de carbono.

O gás carbônico (dióxido de carbono) presente na atmosfera de Vênus é transparente à luz e ao calor proveniente do Sol. A luz solar passa através da atmosfera e consegue aquecer a superfície do planeta. O calor é, então, em parte absorvido e em parte refletido para fora da superfície pelas rochas existentes. No entanto, o dióxido de carbono presente na atmosfera de Vênus é opaco a este calor refletido proveniente da superfície aquecida do planeta assim não deixa ele sair para o espaço.

Isto significa que nem todo calor refletido pelo solo consegue atravessar a atmosfera do planeta e escapar para o espaço interplanetário. Menos da metade deste calor emitido pelo solo consegue sair do planeta o que significa que o calor permanece aprisionado entre as camadas mais baixas desta densa atmosfera e a superfície do planeta.

O resultado deste processo recorrente é que, hoje, a temperatura na superfície deste planeta está muita mais elevada do que seria esperado. Isto faz Vênus ter uma temperatura na superfície maior do que Mercúrio.

Lembre-se que o efeito estufa também existe na Terra mas, como a atmosfera terrestre permite que grande parte do calor irradiado pelo solo escape para o espaço, a temperatura da Terra só é elevada em cerca de 30 graus como conseqüência deste fenômeno.

Por vermos em Vênus o efeito estufa fora de controle os cientistas o chamam de efeito estufa continuamente crescente.Com uma temperatura tão elevada na sua superfície é extremamente improvável que Vênus tenha, hoje, qualquer possibilidade de ter alguma forma de vida tal como conhecemos na Terra.

12 comentários:

Uwe disse...

Muito legal isso daí =D sempre achei e sempre fui ensinado que Mercúrio era o mais quente mesmo... mas Vênus? jamais! pensava que Vênus era um dos que tinha temperatura e clima mais parecido com a Terra mesmo... =/

Interessante que o ácido sulfúrico msotra uma imagem linda do planeta... que na verdade é vermelho e flamejante kkk

ERHGRGHEÇKGL disse...

eu adorei conhecer o planeta mais quente do sistema solar!!!Mais infelismente ñ ha vida la!!!Se estivesse eu queria muito ir ate la!!!QUERIA SABER MUITO MAIS SOBRE ISSO!!!AdOrEi!!!

ERHGRGHEÇKGL disse...

eu adorei conhecer o planeta mais quente do sistema solar!!!Mais infelismente ñ ha vida la!!!Se estivesse eu queria muito ir ate la!!!QUERIA SABER MUITO MAIS SOBRE ISSO!!!AdOrEi!!!

Anônimo disse...

fiquei impresisonado com isto

Anônimo disse...

ameiiiiiii muito interesante

Unknown disse...

Se o calor permanece aprisionado entre as camadas mais baixas desta densa atmosfera e a superfície do planeta isto torna Venus um acumulador de energia solar,como se o planeta fosse carregando calor e acumulando a temperatura por anos!

Unknown disse...

Eu Acho e mentira pois Mercurio e o planeta mais quente ate por 2 motivos o primeiro e que No seu lado positivo e de 430g e em Venos e 400g e isso torna pelo o primeiro motivo Mercurio o planeta mais quente e pelo 2º motivo o mais ovio e que ele e o planeta mais proximo do sol .

Anônimo disse...

É interessante

Anônimo disse...

adorei obrigado ,parece que e mercúrio por ele estar mais perto do sol mas não é e vénus , esse conteúdo vai me ajudar na munha prova de geografia obrigado mesmo !!!

Unknown disse...

Imagine um lugar cheio de vulcões, rochas derretidas e uma neblina densa que quase te impede de ver o horizonte. Você sente o mesmo peso que teria na Terra, mas mal consegue se mexer porque o ar é muito denso, parece que você está dentro da água. Você olha pro céu e está todo coberto por nuvens alaranjadas, e o Sol é coberto por maior parte dessas núvens.

Esta é a imagem de Venus. ��

Carlos Obeid disse...

Esta errada a explicação. Segundo Ricardo Felício prof Dr climatologia da USP, Vênus possui uma pressão atmosférica 90x maior q a da terra, e por lei dos gases (pressão diretamente proporcional a temperatura e inversamente ao volume. + Pressão - volume + temperatura.
Aquecimento global é piada criada pela indústria para que continuemos comprando bens cada vez mais "sustentáveis".

Carlos Obeid disse...

#está