Muitos naquela época achavam que a Terra era parada e que o sol girava em torno dela. Um pensamento lógico que veio de Aristóteles um filósofo grego muito famoso que viveu no século 4 antes de cristo! Era lógico pensar que o sol girava em torno da Terra, afinal de manhã ele estava de um lado do horizonte, ao meio dia estava sobre nossas cabeças e ao entardecer ele desaparecia pelo outro lado do horizonte! Essa teoria se manteve por muito tempo!
Nicolau Copérnico, um cientista polonês não conseguiu aceitar a teoria porque as suposições feitas antigamente não batiam com seus cálculos. Assim fez uma nova teoria que dizia que a Terra não era o centro do nosso sistema! Que na verdade era a Terra que dava voltas em torno do Sol, além de dar voltas em torno do próprio eixo. Esse modelo ficou conhecido como "Heliocentrismo" (hélio = sol em grego).Vamos seguir alguns argumentos contrários à essa teoria heliocêntrica?
Prova de que a Terra não gira:
Se jogarmos uma maça do alto de uma torre, a maça nunca cairia no pé da torre se a Terra girasse, porque até a maça chegar no chão a Terra já teria se deslocado!
Não entendeu né? Vamos explicar algo importante chamado "referencial".
O boneco 1 está jogando uma bola dentro de um trem. Para ele que está dentro do trem, o caminho que a bola faz até o chão é que está em verde. Para o boneco 2, que está na estação, a bola faz um trajeto diferente, pois o trem está em movimento e ele não. Assim a bola faz a trajetória em vermelho para o boneco 2. Viu como a trajetória que a bola faz muda de acordo com a posição de quem olha para esta bola? A posição de quem olha para a bola é chamada de "referencial".Mas vamos entender o negócio da maçã la em cima?
Vamos imaginar que planeta Terra é o trem que está em movimento na figura acima. E a bolinha é a maçã!
Nós também estamos no planeta Terra(trem) concorda? Sendo assim nós sempre veremos a maça fazer a trajetória em verde. Legal né?
Logicamente existiam outros argumentos mas vamos voltar a nossa história!
Mais tarde Galileu conseguiu adquirir uma luneta e conseguiu fazer importantes descobertas! Foi a primeira vez que um instrumento óptico foi usado para observar o céu. Sua primeira descoberta foi que o planeta Júpiter apresentava corpos celestes girando em torno de si!
2 comentários:
Muito bom trabalho este seu...
Continue todos precisamos de esforços como o seu...
Estamos neste instante a uma velocidade de 11 mil km/s, seguindo assim, em volta do sol, juntamente com a terra.
Todos os movimentos que ocorrem na terra são observados por nós, como se esta velocidade não existisse, pois relativamente estamos com a mesma velocidade que a terra em volta do sol.
Achei muito interessante pensar nestes termos, ao considerar os conceitos da Física Quântico hoje e o que é notado.
Ao escutarmos que relativamente ao observador coisas acontece no mundo quântico, como se as partículas estivessem obedecendo quem as observa...
Já pensou sobre isto?
Postar um comentário