terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sapo? Perereca? Rã?

Muitas pessoas confundem esses não tão simpáticos bichinhos! Eles possuem diversas semelhanças, mas suas diferenças são marcantes! Eles são classificados como anuros, uma classe de anfíbios que não possui rabo. Um exemplo de anfíbio que possui rabo é a salamandra.


Os sapos são da família dos bufonídeos. Existem cerca de 4.800 espécies de sapos. A maioria deles vive próximo a uma fonte de água, muito embora existam sapos que vivam em ambientes úmidos que não são considerados ambientes aquáticos. O ambiente áquático é necessário para sua reprodução pois os ovos e os girinos precisam da água para se desenvolverem. No Brasil, uma das espécies mais comuns é o sapo-cururu (Bufo marinus). Possuem a pele rugosa e os membros posteriores mais curtos que os demais anuros, bem como uma concentraçăo de glândulas de veneno nas laterais da cabeça (glândulas paratóides).

A rã é um anfíbio anuro da família Ranidae, que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Como outros anuros, possui membrana nictante e pulmões quando adulta, mas sua respiração se dá principalmente pela pele. As rãs são as mais habilidosas entre esses três tipos de anuros. Elas conseguem dar saltos de até 1,5 metro de comprimento e 70 centímetros de altura. Săo animais de pele lisa e apreciados quanto a sua carne. Geralmente tem membranas bem desenvolvidas nos membros posteriores para nataçăo.



A perereca é um anfíbio anuro da família Hylidae. As pererecas também possuem a pele mais lisa que os sapos, como as răs. Seus membros săo bastante desenvolvidos e adaptados a grandes saltos. Apresentam nas pontas dos dedos expansőes em forma de disco que promovem adesăo. Săo por isso capazes de caminhar em superfícies verticais, o que convém a seu hábito arborícola.

Nenhum comentário: