quarta-feira, 13 de maio de 2009

Meus olhos não são azuis!

Todo dia que você acorda, antes de ir para escola, dá aquela olhada básica no espelho para conferir se está tudo ok!

Primeiro vê se o cabelo está penteado, depois olha se escovou o dente direito e de repente olha para seus próprios olhos!
Mas porque meus olhos são dessa cor?

A explicação é simples! Por causa de seu DNA!
DNA é a sigla do nome de uma molécula que temos em quase todas as nossas células. O nome dessa molécula é Ácido Desoxirribonucléico. Complicado né? Por isso mesmo vamos chamar essa molécula apenas de DNA.

O DNA é um código que está presente não só nos animais, mas em todos os seres vivos! E neste código há informações de todas as nossas características. Desde a cor do cabelo, cor dos olhos, altura, formato da boca, e tudo mais! E tem mais! Parte de nosso DNA é passado para nossos filhos! Por isso que dizem que somos parecidos com nosso pai, com nossa mãe ou até mesmo com os dois! Quando um homem e uma mulher se reproduzem cada um cede metade de seu DNA para a criança. Por este motivo nós somos a mistura de nossos pais!

O DNA foi descoberto em 1869 e foi feita pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. Ele estudava o núcleo de células. Os mais famosos no entando foram Watson e Crick dois cientistas que conseguiram, com a contribuição de outros cientistas, descobrir qual era a verdadeira estrutura do DNA. Isso aconteceu em 1950!

A foto do molde da fita de DNA ficou muito famosa, olhe ai embaixo!
Hoje as pesquisas nesta área são imensas, pois agora que já conhecemos a estrutura, precisamos entender em que partes dela estão as informações realmente importantes!


Um comentário:

Arthur Araujo disse...

Que vocêera toda pop eu já sabia, mas que você tem um blog? Que massa!!! Bem-vinda à turma! Passa lá no meu blog qualquer hora...