sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Os Tubarões e Seus Muuuuitos Sentidos!

Há quem diga que os tubarões são verdadeiros narizes que nadam. Tudo isso porque o olfato dele é muito aguçado.

Tubarões são peixes classificados como peixes cartilaginosos. Estes peixes têm como uma de suas características o esqueleto constituído de cartilagem e não de ossos como os nossos.

Além do olfato os tubarões contam com outros sentidos que, reunidos, fazem deles um dos maiores predadores dos mares. Além dos sentidos os tubarões possuiem uma mandíbula avantajada que permite matar sua presa em apenas uma mordida.

O nariz do tubarão é definitivamente uma das suas características mais impressionantes!! Conforme o tubarão se move, a água flui através de duas narinas. Ao entrar na cavidade nasal a água passa por dobras de pele cobertas por células sensoriais. Em alguns tubarões, essas células sensoriais podem detectar até mesmo os menores traços de sangue na água. Um grande tubarão-branco, por exemplo, seria capaz de detectar uma única gota de sangue em uma piscina olímpica. A maioria dos tubarões pode detectar sangue e odores de animais há quilômetros de distância.

Algo interessante sobre o olfato dos tubarões é que ele é direcional, por exemplo, se uma gota de sangue está no oceano e se localiza à direita do tubarão, a narina direita dele vai sentir o sangue antes, assim ele sabe de onde está vindo o cheiro. Isso funciona mais ou menos como nossa audição, pois somos capazes de dizer de que lado veio um som!


A audição dos tubarões é outro sentido bastante apurado! Ele consegur ouvir sons extremamente baixos, que estão abaixo da capacidade humana. Ele é capaz de ouvir ouvir sons quase imperceptíveis, rastreando sons a quilômetros de distância, especialmente sons da aflição de presas feridas.

Além destes sentidos apurados os tubarões possuem outros sentidos que são muito interessantes! Eles são capazes de sentir campos elétricos dos seres vivos através de uma estrutura sensorial que fica na pele da região de sua cabeça. Os tubarões também conseguem sentir a variação de pressão na água ao seu redor através de uma estrutura chamada linha lateral! Se alguém se movimentar perto dele ele é capaz de notar através da vibração da água.

Agora você aprendeu muitos sentidos que se encontram reunidos e apurados nos tubarões!
Bastante né?
A mulher com seu sexto sentido ficou bem para trás :) !


Nenhum comentário: