sábado, 15 de novembro de 2008

O Ouro de Tolo

Você já deve ter percebido o grande valor que o ouro tem em nossa sociedade.
Isso acontece devido a suas características. A denominação ouro vem do latim aurum, que significa brilhante. Por ser um metal muito bonito e brilhante os humanos, logo que o conheceram atribuíram grande valor a ele.

Dentre os poucos elementos conhecidos na Antigüidade o Ouro era um deles, estava entre os nove elementos conhecidos por volta do ano de 2600 a.C.: mercúrio, ferro, cobre, estanho, prata, chumbo, enxofre e carbono. Os egípcios, por volta do ano de 1400 a.C. já faziam uso do ouro para recobrir sarcófagos das múmias dos faraós.

O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. Essas ligas metálicas, mais duras, podem ser usadas em joalherias e para a produção de moedas. Por ser raro, o ouro é um metal muito valorizado. Estima-se que para cada milhão de toneladas de terra, há apenas cinco quilos de ouro.

Assim sendo, existem inúmeras imitações tentando se passar por esse metal precioso, uma delas é a chamada pirita (FeS2). Este mineral apresenta grandes semelhanças se comparado ao ouro: a mesma cor e o mesmo brilho. Por isso a pirita é conhecida como ouro dos tolos, por já ter se passado muitas vezes por ele.


Vejamos como identificar se o ouro é falso:

- Passagem de corrente elétrica no estado sólido:
Ouro: conduz corrente
Pirita: não conduz corrente.

- Dureza:
Ouro: o ouro apresenta maleabilidade e ao ser forçado fica amassado.
Pirita: é constituída de cristais pequenos e é dura e quebradiça como todos os compostos iônicos, ao receber impacto vai se quebrar e formar estruturas menores com faces planas.

Você já deve ter visto em algum filme que quando alguém recebe uma moeda de ouro ele leva aos dentes e dá uma pequena mordida para verificar se é ouro mesmo. Isso acontece porque para testar a maleabilidade, basta morder o mineral amarelo que está sendo testado. Se ele ficar marcado pelos dentes é ouro, caso contrário não é.
Os atletas costumam fazer isso também, mas de brincadeira!


Então fique esperto! E confie no ditado: Nem tudo que reluz é ouro!

2 comentários:

Leonardo Barichello disse...

5 quilos para cada 1 milhão de toneladas, ou seja, 5 quilos para cada 1 bilhão de quilos, ou seja, 1 quilo para cada 200 milhões de toneladas.

(silêncio)

acho melhor procurar alguma outra coisa no quintal de casa...
alguma sugestão?

Anônimo disse...

na verdade 1 quilo para cada 200 milhões de QUILOS!!! e não toneladas como havia afirmado!!
E por isso mesmo o ouro é tão valioso. Quanto menos a oferta, maior o preço!! A demanda é e sempre será altíssima!