terça-feira, 11 de novembro de 2008

Meu Deus!! Fiquei banguela!


Meu Deus! E agora? Fiquei banguela!

Bom, quem nunca trocou os dentes é porque ainda vai trocar. Nós, humanos, temos o que chamamos dente de leite. Que são aqueles dentinhos que nascem na gente quando ainda somos bebês.
Dóóói! Pergunte para usa mãe se você chorava qua
ndo seus dentes estavam nascendo!
É só para e pensar que, para nascer, eles precisam rasgar a gengiva! Dolorido só de pensar, não é mesmo?


Os dentes de leite têm tempo certo para ficar na boca da criança. Aparecem por volta dos 6 meses e devem permanecer até os 6 anos e meio, em média, quando inicia a troca dentária.
Mas os dentes de leites têm papel fundamental na mastigação da criança, permitindo uma diversificação de sua dieta! Além disso, esses dentes vão preparar a arcada dentária para os dentes definitivos.

E sobre o dedo e a chupeta??


Esses hábitos correspondem a um instinto natural dos bebês, o da sucção, e, principalmente para os que não mamam no peito, são uma espécie de mal necessário – o bebê precisa mesmo sugar e não se deve privá-lo disso. Mas mesmo assim o estimulo da sucção não é o ideal para a formação das arcadas dentárias, pois promove um padrão diferente na musculatura da boca.
Tudo isso depende da frequência, intensidade e duração com a qual chupamos a chupeta e o dedo. Por isso as mães ficam tão preocupadas em tirar a
chupeta da criança a medida que ela envelhece.

Mas quem nunca ouviu falar na tal fada dos dentes?


É uma lenda antiga que narra a história de uma fada que vem buscar o dente de leite das crianças. Essa lenda varia de lugar para lugar.

No Canadá, por exemplo, as crianças costumam colocar os dentes de leite embaixo do travesseiro para que a Fada dos Dentes (la Fée des dents) possa ir buscá-lo durante a noite e deixe uma moeda ou um presente em troca.

Em outros lugares, como na Bahia, as crianças não c
olocam o dente embaixo do travesseiro mas jogam o dente no telhado, dizendo assim: "Mourão, mourão, toma seu dente podre e me dá outro são."

Hoje já é comum as mães montarem correntes e usarem o primeiro dente de leite que cair como pingente.


Seja qual for a lenda ou crendice ninguém vai ficar banguela para sempre! Pelo menos terão dentes enquanto cuidarem bem deles!

Nenhum comentário: