sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Você vê como eu vejo?

Você já parou para pensar em como os insetos enxergam o mundo?

A visão dos insetos é limitada se compararmos à visão dos outros animais. Seus olhos são compostos por uma grande quantidade de unidades chamadas omatídeos. Observe a figua ao lado, nela temos exemplos de omatídeos!

Os omatídeos são células que possuem uma superfície externa com a forma de um hexágono. Cada uma dessas unidades funciona como um olho simples, então o inseto possui milhares deles para que enxerguem algo parecido com a imagem que nós obtemos, porém em pedacinhos separados, como um mosaico. Observe a figura abaixo, nela você observa um mosaico. Juntando pedacinho os insetos formam uma imagem inteira!

Estes olhos, normalmente chamados de olhos compostos, não permitem a focalização a grandes distâncias, portanto, as imagens somente serão nítidas quando os objetos estiverem a um metro de distância dos olhos. Contudo, esse tipo de olho é muito eficiente à percepção dos movimentos. Isso ocorre porque um objeto se deslocando é registrado pelas diferentes facetas do olho - os omatídeos - uma após a outra.

Diferentemente dos humanos, os insetos não enxergam todas as cores que nós enxergamos: cores muito próximas como laranja e o amarelo são exemplos disso, assim como as abelhas enxergam a cor vermelha como sendo preto. Mas esses animais são capazes de enxergar luzes com o comprimento de onda maior que a da luz violeta, e por isso, enxergam luzes que não são visíveis aos nossos olhos. Por esse motivo, os insetos se orientam pela luz solar, já que mesmo em dias com o céu encoberto de nuvens, parte da luz ultravioleta atravessa o céu.

Um fotógrafo chamado Bjorn Roslett resolveu fotografar algumas flores polinizadas por insetos com a luz normal e com a luz ultra-violeta! Olhe só que interessante!

Bom, para quem nao entendeu é o seguinte: a primeira foto foi tirada com luz natural e a segunda com luz Ultra-violeta. Ou seja, alguns insetos enxergam como na segunda foto!

Bonito não é mesmo? Não é à toa que eles sempre encontram o pólen!


3 comentários:

Leonardo Barichello disse...

Bacana essas fotos aos pares: coloca mais :)

So complementando com uma nova informação sobre visão: até não muito tempo, achava-se que os homens energavam seguinte um esquema parecido ao sistema RGB (red green blue) usado para gerar imagem em telas de computador, por exemplo. Mas isso não é verdade!
A visão humana percebe algumas coisas que esse sistema não dá conta de descrever.
è uma boa aproximação, mas já se sabe que não é o modelo perfeito.

Conheça Gabriel Camacho disse...

Da hora seu blog em tamara curti Tah Tchau beijo

.Uwe disse...

hahaha verdade...assim fica fácil achar comida...xD