quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Malba Tahan, O Homem que Calculava

Você já ouviu falar das histórias do Malba Tahan? Ele é um escritor muito conhecido! Seu livro mais famoso é "O homem que Calculava". Malba Tahan é famoso por suas histórias árabes, mas na realidade ele é brasileiro e seu verdadeiro nome é Júlio César de Melo e Sousa!

Ele era professor de matemática e adorava bolar enigmas para seus alunos resolverem na sala de aula. Ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1885.

Mas você deve estar se perguntando porque ele usava um nome falso, não é mesmo?

Ele ja havia escrito diversos contos mas não conseguia publicá-los. O editor do jornal para onde escrevia sempre rejeitava seus contos. Então, Júlio César de Melo e Sousa resolveu utilizar um nome estrangeiro e mandar seu conto para o mesmo editor! O nome que ele utilizou primeiramente foi R.S.Slade e, curiosamente, seu conto foi publicado!!!

A partir deste dia, Julio César resolveu sempre utilizar um nome estrangeiro porque percebeu que seus contos teriam maior chance de serem publicados! O nome escolhido por ele foi Malba Tahan.

Mas Malba Tahan nem sempre gostou de matemática! Ele não era muito bom aluno!

Ele só começou a gostar de matemática quando teve um professor que gostou e assim começou a entender melhor a matéria! Nesta época, o que Malba Tahan mais gostava de fazer era colecionar sapos! Acredita?

Quando ele ficou adulto resolveu colecionar sapos de porcelana (bem menos nojento)! E se transformou em professor de matemática!
Sempre que entrava em sala de aula Malba Tahan passava no quadro um enigma que envolvia sapos!

Ele se tornou tão conhecido que o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Malba Tahan!

Agora você vai tentar resolver este desafio:

O Desafio dos Vasos de Vinho e os Três Sócios.
21 vasos de vinho iguais sendo:
7 Vasos cheios
7 Vasos meio cheios
7 Vasos vazios

Divida os 21 vasos de modo que cada um dos socios receba o mesmo numero de vasos e a mesma porçao de vinho e cada um dos socios deve ficar com 7 vasos.

Quero só ver se você consegue!!!

5 comentários:

Leonardo Barichello disse...

è uma pena ele usar nome estrangeiro pois talvez seja o brasileiro relacionado com matemática mais famoso mundo afora.

Anônimo disse...

Aaah se for sempre assim, acho que vou virar professora de biologia!
auahuahuahuaha :**

.Uwe disse...

pegue os sete vazos cheios e despeje metade do seu conteúdo nos vasos vazios, vc terá 21 vazos meio-cheios

=D

Anônimo disse...

bom gente naum eh bem assim, a minha professora de matemática fez esse desafio para a classe e nele diz q cada um tem q ter a mesma quantidade; mas naum pode abrilos pois querem conservalos.
se vcs axam q eh fácil podem começar atentar pq tem q quebrar a cabeça

Anônimo disse...

Ah, obrigado por explicar (eu sou o maktor the sentinel). Resolvenbdo do jeito que você falou, considerando 1 vaso cheio - 1 litro de vinho, a solução é:

1- 2 vasos cheios, 3 meio cheios, 2 vazios (7 vasos no total, 3,5 litros de vinho)
2- 2 vasos cheios, 3 meio cheios, 2 vazios (7 vasos no total, 3,5 litros de vinho)
3- 3 vasos cheios, 1 meio cheio, 3 vazios (7 vasos no total, 3,5 litros de vinho)