sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Atchimmmm!!! Por que espirramos?

Espirrar muitas vezes nos irrita, mas no final é sempre um alívio!
Você já parou para pensar na importância do espirro? Ele é realmente importante!
Não serve só para fazer barulho e sujeira no meio da aula! O espirro tem a função de se livrar de sujeirinhas que irritam o interior do nariz ou dos pulmões, empurrando com toda a força um jato de ar pelo nariz e pela boca. Este jato sai levando consigo tudo o que está em seu caminho.

E é muita força mesmo! O jato de ar do espirro pode chegar até a 150 quilômetros por hora! Por este motivo não é uma idéia muito boa segurar um espirro iminente! Se não tiver por onde sair, a pressão causada pelo jato pode machucar seu ouvido!

O espirro e nossa respiração normal são processos involuntários, ou seja, são aqueles sobre os quais não temos controle! Ambos são comandados pela mesma região do cérebro: o centro respiratório.

A respiração, no entanto, pode ser parcialmente voluntária! Não entendeu?
Simples! Quando vamos mergulhar na piscina conseguimos segurar a respiração! Essa capacidade de segurar a respiração é muito importante! Assim evitamos de nos afogar ou até mesmo cheirar um pum fedido!


A capacidade de segurar a respiração também é muito importante para a nossa fala! A fala só acontece porque controlamos a saída de ar de nossos pulmões. E este ar, ao sair, faz as pregas vocais localizadas na laringe, vibrarem! Cantores de ópera tem que ter um controle muito bom do sistema respiratório!

Mas este controle tem um limite! Ninguém consegue se matar apenas segurando a respiração! Quando nos prendemos a respiração nosso corpo vai utilizando todo o oxigênio que tem disponível no ar que ficou preso dentro de nossos pulmões. Mas quando a quantidade de oxigênio cai muito o o centro respiratório no cérebro manda um sinal para nosso sistema respiratório e voltamos a respirar.

Imagine uma pessoa que está se afogando. Quando acabar o oxigênio disponível em seus pulmões tudo o que foi explicado acima irá acontecer. A pessoa acaba engolindo água na tentativa de obter mais oxigênio e se afoga de vez!

Uma coisa muito importante também é a higiene! O espirro é algo involuntário mas é uma questão de higiene, educação e respeito não espirrar em cima de outras pessoas! Uma pessoa com gripe, ao espirrar em cima de alguém, pode, acidentalmente, passar o vírus para esta pessoa. Então lembre-se! Coloque a mão na frente e depois lave-a!

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal...

Anônimo disse...

interessante!

Anônimo disse...

Boa matéria!
É bom saber como o espirro faz bem para a nossa saúde.