Que foto mais linda não? Muitos pensariam que é uma montagem, mas na verdade o que observamos nesta foto é um fenômeno conhecido como Aurora boreal ou Aurora polar.
A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal.
O nome aurora boreal foi dado por Galileu Galilei devido à Deusa Romana Aurora.
Aurora era a deusa Romana do amanhecer. Aurora renovava-se todas manhãs e voava pelo céu anunciando a chegada da manhã. Tinha como parentes um irmão, o Sol, e uma irmã, a Lua. Também tinha muitos maridos e quatro filhos, os ventos Norte, Leste, Oeste e Sul, um dos quais foi morto.
Um de seus maridos era Tithonus, a quem ela havia inicialmente tomado como amante. Aurora pediu a Júpiter para conceder a imortalidade a Tithonus, no entanto, esqueceu-se de lhe pedir a juventude eterna. Como resultado, Tithonus acabou envelhecendo eternamente.
O filho de Aurora, o Deus dos Ventos do Norte era chamado Bóreas. Assim o fenômeno recebeu o nome de Aurora Boreal, fazendo referência à Deusa do Amanhecer e ao Deus dos Ventos do Norte, seu filho.
Nada como dar um toque de mitologia à um fenômeno físico, não é mesmo?
2 comentários:
Olá, gostei do seu blog. Ele é muito bom.
Parabéns!
Um abraço
Professora, também vale lembrar que na mitologia nórdica, acreditava-se que as auroras boreais eram a luz do Sol refletida nos escudos das Valquírias ao levarem almas para Valhala.
Postar um comentário