sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lava com Sabão!!!!


Ninguém sabe dizer direito quando o sabão foi inventado.Sabe-se que os gregos e os romanos já o conheciam, mas não usavam para se lavar! Eles os misturavam com diferentes substâncias para a fabricação de perfumes, cosméticos e uma espécie de xampu para os cabelos.

O nome "Sabão" vem de Monte Sapo, um monte dos romanos.A Rainha Isabel da Espanha (1451 - 1504) tomou apenas dois banhos com sabão: quando nasceu e quando se casou. Ja a Rainha Isabel I da Inglaterra (1558 - 1603) era um pouco mais limpa: tomava banho a cada três meses.

Naquela época, as pessoas usavam a mesma roupa durante todo o inverno.Quando iam dormir, colocavam uma camisola por cima das roupas, para não sujar a cama. O hábito de tomar banho e lavar as roupas surgiu há mais ou menos 150 anos. As pessoas perceberam que o banho faz bem à saúde, além de ser gostoso.Hoje em dia existe uma grande variedade de sabões, detergentes, xampus e muitos outros produtos semelhantes.

A água sozinha não consegue remover a sujeira aderida ao corpo ou à roupa. Óleos, gorduras e graxas são moléculas orgânicas chamadas de hidrocarbonetos, bem diferentes da molécula de água.Por este motivo, não adianta esfregar só com água o corpo e as roupas, pois por serem diferentes essas moléculas nçao conseguem ficar juntas! Assim, a água não consegue tirar essas moléculas de onde queremos limpar!

Mas por quê o sabão funciona então???

Uma molécula de sabão tem uma parte que é parecida com as moléculas de gordura e outra que se dissolve muito bem na água. Por isso chamamos a molécula de sabão de anfipática.

Vamos testar isso na prática???

Materiais:

  • 2 copos descartáveis
  • água
  • detergente
  • óleo
  • 1 colher pequena


Experimentando:
Coloque em cada copo 1/3de água e 1/3 de óleo. Observe se as substâncias se misturam. Mexa xom uma colher e em seguida deixe em repouso.Agora coloque um pouco de detergente em um dos copos. Misture novamente e observe o que acontece.


E o que aconteceu???
O sabão forma uma camada em volta das moléculas de óleo ou gordura, que permite que elas se misturem com a água. Uma parte do sabão se dissolve na água e outra, na gordura. Ao se dissolver, ela faz com que as moléculas da água se misturem com as moléculas de gordura.





2 comentários:

Anônimo disse...

eeeeecaa! Isabel da Espanha podia até ser rainha, mas era muito anti higienica! :P
Tamaraa, tá demais seu bloog! parabéens :DD

beeeijO,
Gii ^^

Anônimo disse...

Oie....parou de postar? Seu blog é um luxo...não pare! Parabéns!