terça-feira, 23 de setembro de 2008

Um Monge que é Pai ?

Isso mesmo, um monge que é pai!
Aposto que você pensou maldade, mas estamos falando de Gregor Johann Mendel, o pai da genética!
E você sabe o que é genética?

Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.

Mendel era um monge agostiniano, botânico (aquele que estuda as plantas) e meteorologista austríaco! Ele realmente gostava de estudar e era muito inteligente. Tinha um interesse especial pelas plantas e gostava de observá-las crescer.

Um dos estudos mais conhecidos de Mendel era o das ervilhas. Sua monografia sobre o trabalho foi escrita em 1866 mas não foi dada muita importância. Só em 1900 o trabalho de Mendel foi redescoberto por outros pesquisadores que testaram as teorias de Mendel e fizeram diversas publicações citando o Monge!
Mas afinal, o que Mendel estudou nas ervilhas?

Já em sua época diversos estudiosos tentavam misturar plantas para obter híbridos, que são organismos com características de ambas as plantas que as originaram. Esses estudiosos não obtiveram muito sucesso, então Mendel resolveu estudar como misturar estas características.

Então Mendel resolveu estudar as ervilhas porque elas tem um ciclo de vida rápido, então ele poderia manipular os cruzamentos e conseguir observar diversas gerações.

A partir desses estudos Mendel descobriu que havia um fator que determinava as caracteristicas dessas plantas como a cor, a textura, a altura etc. Esse fator era hereditário, ou seja, passava de pai para filho através dos gametas. A esse fator foi dado o nome de gene.
Mais do que isso, Mendel descobriu que a mãe contribuía com metade dessas características enquanto o pai contribuía com a outra metade.

Vamos entender melhor?

Cada característica é determinada por um par desses fatores.
Perceba que cada característica tem duas bolinhas que a define! Essas bolinhas são os fatores (ou genes).
Quando produzimos gametas, cada gameta só tem um exemplar dessa característica!
Então cada um dessas ervilhas vai produzir dois gametas (é só dividir por dois). Olhe só:
Antes de explicar o que acontece precisamos entender mais uma descoberta de Mendel!Mendel descobriu algo que se chama dominância, que funciona de forma simples. Existem fatores que são mais fortes que os outros, ou seja, dominam!

Por exemplo o fator amarelo domina o verde! Então vejamos o que acontece...
Se misturarmos os gametas da ervilha verde com os gametas da ervilha amarela obteremos apenas um tipo de ervilha!!!
Como a ervilha verde só tem gameta verde e a ervilha amarela só tem gameta amarelo e ervilha filha terá um fator verde e um fator amarelo!
Lembra-se que falei que o fator amarelo domina o fator verde? Então!
Apesar da ervilha filha ter um fator verde e um fator amarelo, a ervilha é amarela! Pois amarelo é mais forte que o verde e não deixa o verde aparecer!

E ai? Entendeu um pouco de genética?

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog e de sua abordagem.

Parabéns!

Um abraço