quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Você sente gosto do que?

Um dos sentidos mais prazerosos que temos é o paladar. Felizmente este sentido torna o ato de comer algo extremamente agradável. Tão agradável que muitas pessoas comem, não só porque precisam de energia, mas para saciar vontades. Um sentido que está muito associado ao paladar é o olfato! Quase 90% do paladar vem do nosso olfato! Quer um exemplo? Tente se lembrar daquela vez em que pegou uma gripe bem forte e ficou com o nariz todo entupido. Na hora de comer você quase não sentiu direito o gosto da comida né? Olhe a figura abaixo pra entender porque a gripe afeta o paladar!
Perceba que o muco impede que as moléculas cheguem ao nervo olfativo, então seu paladar fica incompleto sem a percepção olfativa!
Isso acontece porque o gosto vem de reações químicas que acontecem em nossa língua e em nosso nariz. Essas reações informam ao nosso cérebro muita coisa a respeito do que estamos comendo. Não há como definir odores assim como definimos sabores. Nós somos capazes de sentir 4 sabores, e nós possuimos uma região específica da lingua para cada um deles.
Olhe só nesta figura!
Você pode fazer uma experiência bem simples para testas se sua língua está funcionando direitinho!

Material:

Conta Gotas
Vinagre
Sal
Açucar
Água tônica
Água
4 copos


Experimentando:

Separe os quatro copos e em cada um deles coloque o seguinte:
copo 1: água com sal (representa o salgado)
copo 2: água com açucar (representa o doce)
copo 3: vinagre (representa o azedo)
copo 4: água tônica (representa o amargo)

Use o conta-gotas para colocar uma gota de cada solução em sua língua. Certifique-se que ela se espalhou em sua boca e verifique se você tem maior sensiblidade a cada uma destas substâncias de acordo com a figura das regiões de sabores da língua! Para ficar ainda melhor, entre substâncias diferentes faça um bochecho com água pura para "lavar" a língua!

Agora uma pequena maldade que prova de uma vez por todas: o paladar funciona!


2 comentários:

Leonardo Barichello disse...

essa é uma das poucas coisas legais que dá pra se fazer com uma criança com menos de 1 ano :-P

Luís Fernando Chaveirinho disse...

AHUhauahuahua!!!!
Manda limão na criançada!!!