quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Por que é sempre frio nos pólos?

Você já parou para pensar por que nos pólos está sempre frio e com muito gelo? Esta questão é bem simples! O que esquenta nosso planeta é a radiação que vem do sol. O sol é muito maior do que a Terra. Basta observar esta figura para ter uma noção! Ao mesmo tempo o sol está muuuuito longe da Terra. A distância entre a Terra e o sol é de 150 milhões de quilómetros.
Mas a luz, mesmo com toda esta distância, consegue chegar à superfície Terrestre, aquecendo todo o nosso planeta e permitindo condições adequadas à vida.
Porém a temperatura de nosso planeta varia de acordo com a latitude. Você já parou para pensar por que?

Atenção para a figura abaixo!


Esta figura simula o sol chegando sobre a Terra. Perceba que onde a luz da lanterna chega inclinada ela se espalha mais. Assim, fica fácil perceber que a mesma quantidade de luz ao ser projetada em uma superfície maior, transfere uma menor quantidade de calor à esta superfície.
Agora pensemos de verdade na Terra: A luz que chega aos pólos, por estar mais "deitada" ela se espalha mais então uma área muito maior é aquecida com a mesma quantidade de luz que aquece uma área bem menor no equador.

Como a quantidade de calor que chega lá nos pólos é menor, eles ficam mais frios.

Agora, responda:

Em alguns lugares, temos o que chamamos de Sol da meia noite! Este fenômeno acontece quando o sol não se põe por muitas horas, até dias. Existem lugares que ficam até 100 dias semo sol se pôr. O interessante é que isso acontece mesmo com os mocimentos de rotação da Terra.

Com base na figura acima você conseguiria explicar como ocorre o sol da meia noite?



11 comentários:

Leonardo Barichello disse...

MUITO boa a primeira figura do post! :)

Anônimo disse...

A resposta ertá no angulo de inclinação da Terra.
Se você observar bem a parte inferior da figura, perceberá que o polo sul do planeta está totalmente banhado por Sol, e que mesmo que façamos um exercicio de girar o globo (movimento de rotação, aquele responsavel pela existencia do dia e da noite), o polo sul continuará recebendo a luz solar, dessa forma, o sol nao irá se por e teremos o sol da meia noite.

Luciana Vieira disse...

Tamara, passei aqui sem querer e amei o seu blog! Parabéns!

Tamara disse...

Pessoal, pensem também no angulo de inclinação dos raios de sol com a terra!

Nos polos essa luz se "espalha mais"!

Anônimo disse...

Tamara, a explicação esta incorreta, a diferença de distância é insignificante. O que causa a diferença de temperaturas é o ângulo de incidência dos raios solares.

Anônimo disse...

vai cagar

Unknown disse...

Muitos bom seu blog, mais não era isso que procyrava, quero saber e o "Por que o nosso planeta e gelado como tantos outros, por que a Crosta e tão fria sendo q o núcleo da terra e muito quente ? Por que acontece isso ? Oque causa ?....
!! Estou super curioso ...

Unknown disse...

Imagine-se em cima de uma esfera.
Fixe um eixo central e incline-o uns 15°.
Suponha q vc esteja no topo.
Ilumibe a esfera com luz angulada em relação a esfera.
Gire a esfera sobre seu próprio eixo.
Perceba que a luz nunca sai do polo norte/sul (depende pra onde inclinou e se inclinou certo). Isso seria o sol da meia noite.
Agora sabe porque esse sol em algum momento se põe?
Faca movimento de translação junto com rotação numa elipse inclinada.
É isso q a Terra faz. Sua órbita é uma elipse inclinada, então em algum momento o sol se poe.

Anônimo disse...

Que explicação mais atrazada ! É frio nos pólos não porque falta radiação solar, e sim porque lá nos pólos existem uma energia negativa de radiação . esta energia não está sendo estudada . è como na geladeira o gás é comprimido ocorre modificação nas suas moléculas,eletrons,protons ,neutros,neutrinos e outros elementos que estão para sêr descobertos. Os pólos são como uma geladeira gigante onde os elementos são comprimidos pôr uma energia de fôrça fabulosa que existe em tôdo o Universo em várias polaridades,e não como a conhecemos + - ou Positivo e negativo ! Isto já está escrito em algum lugar a muito tempo .

Luiz disse...

Então planetas mais distantes do sol do que a terra seriam planetas congelados?

Anônimo disse...

É exatamente isso o que eu penso. Tanto é que em uma mudança magnética na terra, os pontos congelados dos pólos mudarão de lugar também.