domingo, 17 de agosto de 2008

Plantas Carnívoras, que medo!!!


Você já imaginou uma planta comendo uma mosca? Estranho né? Mas existe.

Estas plantas são chamadas de plantas carnívoras. Plantas carnívoras são plantas com a habilidade de capturar animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento.

Compostos nitrogenados são, basicamente, compostos a base de um elemento químico conhecido como nitrogênio.
O nitrogênio é muito importante para a formação de várias moléculas importantes para nossa vida, como proteínas, ácidos nucléicos etc. Nas plantas o nitrogênio também é importante para a formação da clorofila.
A clorofila é um pigmento presente nas plantas que possibilita a obtenção de alimento por meio de um processo complicado chamado fotossíntese!

Normalmente as plantas carnívoras são habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de compostos nitrogenados. Assim, essas plantas acabam dependendo do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Através da digestão desses animais a planta desmancha a proteína e pega o nitrogênio para ela, usando-o como bem entender para conseguir viver bem até em um solo pobre!

Na figura abaixo temos uma planta carnívora bem curiosa. Ela tem uma espécie de bolsa com um liquido que atrai a presa através dos odores. Assim que o inseto entra essa bolsa fecha. Repare que na foto ela tem uma pequena abelha em sua bolsa.
Uma espécie semelhante a essa da foto exala um odor característico de carne podre, o que atrai muito facilmente as mosquinhas! Coitadas!

Agora pergunto: E se plantarmos uma planta carnívora em solo rico, ela ainda vai comer insetos??

Um comentário:

Luís Fernando Chaveirinho disse...

Não acho que não, hábitos carnívoros são duramente abandonados.... ele padoria até disfarçar, ficar se alimentando do solo (isso seria geogetarianismo?), mas de noite ia comer um insetinho escondidinha!!!