quinta-feira, 24 de julho de 2008

Desidratação! Já ouviu falar?

A desidratação é um problema muito comum em crianças menores de cinco anos, principalmente aquelas que tiveram diarréia!
Mas o que é desidratação?
A desidratação ocorre quando o nosso organismo está com menos água do que precisa. Isso pode acontecer porque tomamos pouca água, ou mesmo quando perdemos muita água.
Você sabia que perdemos água? Quando corremos, por exemplo, a temperatura do nosso corpo sobe então começamos a suar para diminuir a temperatura. No suor, nosso corpo elimina água! Por isso que geralmente sentimos sede quando brincamos ou praticamos esportes!
A água que está em nosso corpo não é pura! Na verdade, ela possui diversos sais minerais dissolvidos. Quando nosso corpo perde água, esses sais ficam muito concentrados! Este é o sinal para o cérebro que estamos sem água! Quando o cérebro recebe esse sinal, ele faz com que sintamos sede! Então sentimos sede e procuramos água!
Outra forma de perder água é através do xixi! Quando fazemos xixi eliminamos água! Você já percebeu que quando bebe muita água vai várias vezes ao banheiro?
Olhar o xixi é uma das maneiras de saber se você está precisando de mais água! Se o xixi está muito escuro pode ser porque tem pouca água! A desidratação, apesar de ser um problema aparentemente simples, se não tratada adequadamente pode ficar muito séria!
Uma das receitas mais fáceis para acabar com a desidratação é preparar um soro caseiro. Este soro é uma mistura preparada em casa e que repõe as quantidades de sais perdidos pelo organismo!

Receita do soro caseiro:
  • 1 colher de chá rasa de sal de cozinha
  • 4 colheres de sopa cheias de açucar branco comum
  • 1 litro de água fervida e já fria
Basta dissolver o sal e o açucar na água. O soro deve ser usado dentro de 24 horas.

Agora responda:

Por que quando estamos desidratados não bebemos água direto, ao invés de produzir um soro caseiro?

4 comentários:

Anônimo disse...

é por que necessitamos de sais minerais que a água "normal" não possui?

Tamara disse...

Então pessoa anônima!

Na verdade a resposta é a seguinte:

O soro fisiológico tem a mesma concentração de sais que o sangue! Por este motivo, é absorvido muito mais rápido que a água comum, que possui menos sais.

Quando uma substância possui a mesma concentração que a outra, chamamos ela de isotônica.

O Gatorade é um isotônico também, por isso ele é indicado quando praticamos esportes, pois será absorvido muito mais rápido que a água!

Beijaooo

Leonardo Barichello disse...

Nesses dias secos tive que comprar soro fisiologico para colocar no nariz e olhos.

Porem, notei que o soro que comprei (o convencional, usado em hospitais) é composto apenas por água e NaCl, nadica de açucar.
Então porque cargas d'água essas receitas de soro sempre incluem açucar?

Anônimo disse...

gostei de suas curiosidades sobre o bicho-pau, me ajudaram a fazer o meu trabalho de ciências.
gostei também de você ter citado as estratégias de camuflagem dos humanos em guerras!