
Sobre as células da epiderme há uma camada de queratina, uma proteína que não deixa passar água para o lado de dentro. Além disto, ainda temos os poros – os pequeninos orifícios por onde sai o suor – e as glândulas sebáceas, que acompanham os pêlos que recobrem toda a superfície do corpo, exceto a palma da mão e a sola dos pés. Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

A função desse pigmento é, além de conferir cor a nossa pele, proteger-nos contra as radiações solares que nos podem causar mal.
Radiações ultravioletas não são sempre prejudiciais, mas quando ficamos muito expostas a elas nossas células correm perigo! Essas radiações conhecidas como UVA e UVB são capazes de provocar mutações no DNA de nossas células causando doenças como cancêr de pele.
Seu corpo, ao perceber uma maior carga de radiação como quando você vai à praia ou à piscina, produz um escudo natural contra essa radiação. E este escudo é a melanina! Por isso ficamos bronzeados! Porque nosso corpo quer nos proteger contra a radiação.
2 comentários:
Suspeitei desde o princípio, boa matéria, adorei o blog, tá nos favoritos.
Adoro aprender o blog ta nos favoritos, espero que vocês ainda postem... Ciência é vida...
Postar um comentário